sábado, 20 de fevereiro de 2016

Processamento de Bebida Láctea Achocolatado ( toddynho)

Ministério da Educação
Secretaria de Educação, profissional e Tecnologia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.





Igor Labre 




Processamento de Bebida Láctea Achocolatado ( toddynho).









Paraíso do Tocantins - TO
Maio/2013

Igor Labre 



                Processamento de Bebida Láctea Achocolatado ( toddynho).


Relatório apresentado a componente de Processamento de Leite e Derivados, curso técnico em agroindústria integrado ao ensino médio, eixo tecnológico produção alimentícia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – TO, como requisito parcial para obtenção de nota.
Orientadora: Professora
Lércia Martins Carneiro de Sousa
                                                 









Paraíso do Tocantins – TO
Maio/2013
                                                                                                                                   Resumo

Bebida láctea é um alimento composto de soro de leite e de leite, cuja composição láctea não é inferior a 51% da massa total do produto.Além disso, as bebidas lácteas são menos nutritivas e menos densas que os iogurtes.Algumas diferenças entre bebida láctea e iogurte são: a bebida láctea tem menos calorias que o iogurte; enquanto que a bebida láctea pode ter até 49% de derivados não lácteos, o iogurte pode ter até 30%; o iogurte tem mais bactérias benéficas do que a bebida láctea; a bebida láctea leva soro, no iogurte não é obrigatório; a bebida láctea pode ter gordura vegetal; o teor mínimo de proteínas na bebida láctea é 1g/100g e no iogurte, não pode ser menor do que 2,03g/100g ou 2,9/100g, dependendo da quantidade de polpa; a bebida láctea custa muito menos do que o iogurte (no Brasil, os iogurtes são caríssimos se comparados com preços de países da América do Norte e Europa, custando 2 ou 3 vezes mais) e tem sabor parecido.

Palavras-chave: Bebida. Láctea. Leite.



















1.    Introdução

Entende-se por Bebida Láctea o produto obtido a partir de leite ou leite reconstituído e/ou derivados de leite, reconstituídos ou não, fermentado ou não, com ou sem adição de outros ingredientes, onde a base láctea represente pelo menos 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto.Bebida láctea fermentada é o produto descrito no item fermentado mediante a ação de cultivo de microrganismos específicos, e/ou adicionado de leite fermentado e/ou outros produtos lácteos fermentados, e que não poderá ser submetido a tratamento térmico após a fermentação. A contagem total de bactérias lácticas viáveis deve ser no mínimo de 106 UFC/g, no produto final, para o(s) cultivo(s) láctico(s) específico(s) empregado(s), durante todo o prazo de validade.Bebida láctea não fermentada é o produto descrito, não adicionado de cultivos de microrganismos ou de produtos lácteos fermentados, submetido a tratamento térmico adequado. Bebida láctea tratada termicamente após fermentação e adicionado de cultivos de microrganismos ou de produtos lácteos fermentados e posteriormente submetido a tratamento térmico adequado.

























2.    Revisão Literária
Segundo  Instrução Normativa Nº 16, de 23/08/2005 - Regulamento técnico de identidade e qualidade de bebidas lácteas. Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento. Bebida Láctea: entende-se por Bebida Láctea o produto lácteo resultante da mistura do leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (líquido, concentrado e em pó) adicionado ou não de produto(s) ou substância(s) alimentícia(s), gordura vegetal, leite(s) fermentado(s), fermentos lácteos selecionados e outros produtos lácteos. A base Láctea representa pelo menos 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto.






.


























3.Materiais e Métodos
          3.1 - Material
3.1.1- Origem da matéria prima e a realização da aula pratica.
O soro foi adquirido de um processamento anteriro, com um bom controle de qualidade de alimento.
3.1.2 - Matéria Prima
ü  Soro fresco
ü  Achocolatado
ü  Açucar
ü  Maisena
ü  Leite
3.1.3 - Vidrarias

ü  Becker de 250 ml
3.1.4 - Utensílios

ü  Jaras plasticas
ü  Bacias de plástico
ü  Panela de aço inoxidável

ü  Colheres de alumínio
          




4. Resultados e Discussão
Não houve por não ter ocorrido pesquisas mas aprofundadas.



Resultados
Resultou-se em um produto final , bom e apropriado para o consumo.




















Conclusão

Concluiu-se que os objetivos esperados nesse processamento foram alcançados, pois seguindo todos os procedimentos exigidos no decorrer do processamento obteve-se um produto de qualidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário