sábado, 20 de fevereiro de 2016

PEC 33/2012


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

       marca_if  


                



Igor Labre de Oliveira Barros







PEC 33/2012


























Paraíso do Tocantins – Distrito de Santana
Br-153, km 504, Setor Industrial.
 Dezembro de 2013








Igor Labre de Oliveira Barros








PEC 33/2012





MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS
       marca_if  


Trabalho de Conclusão de Matéria apresentado à de Português, do Curso Médio Integrado em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins, julgado necessário para obtenção de nota.

Orientadora: Prof.ª Elkerlane Moraes




                                      Paraíso do Tocantins – Distrito de Santana
                                              Br-153, km 504, Setor Industrial.
                                                           Dezembro de 2013

COMISSÃO EXAMINADORA




_________________________________________
Prof.ª Elkerlane Moraes




































Paraíso do Tocantins - Tocantins, ____ de __________ de 2013.











































           “ As pessoas que vivem na vaidade da sua própria mente não apenas destroem a si mesmas, mas muito freqüentemente trazem destruição aos outros à sua volta , a mente é o campo de batalha!.”
Joyce Meyer




















Dedicatória
A Deus, que em sua infinita sabedoria guia meus caminhos me proporcionando saúde, serenidade e disposição para enfrentar todas as etapas desta árdua caminhada.
A minha família que com seu amor infinito e apoio incondicional é responsável por minha base pessoal e educacional.
Aos meus amigos que no convívio tornaram suportáveis as horas mais difíceis e mais felizes os momentos de vitória.
























AGRADECIMENTOS


A minha orientadora Elkerlane Moraes pela atenção, compreensão e sabedoria dispensadas a mim durante o período de elaboração deste trabalho.


Ao Professor Robson José pela disposição

A Professora Mariane pela sabedoria

A Professora Alessandra Vaz pelo ensino

Ao Professor Fransergio pela atenção





















PEC 33/2012

RESUMO
     Maioridade Penal ou mais conhecida no meio judiciário como maioridade criminal, essa maioridade define que com uma certa idade o cidadão se responsabilize por seus atos inexistindo a falta de consciência por parte do cidadão.Em muitos países como o Brasil cidadãos com a idade abaixo da maioridade penal , quando comete atos que firam a constituição estão sujeitos a penas leves , como serviço social, acompanhamentos ou internações. A idade da maioridade penal não necessariamente precisar ser igual às idades mínimas para votar, dirigir, casar ou trabalhar. A entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime tem aumentado no país, sobretudo por meio do tráfico de drogas. No ano passado, o crescimento no número de menores apreendidos foi mais de duas vezes superior ao de prisões de adultos. Em 2012, houve um aumento, em relação a 2011, de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. No mesmo período, a elevação no número de jovens e adultos que foram presos por crimes em geral foi bem menor: de 5,8% ,  de 414.916 pessoas que foram presas em 2012 , 75.359 eram crianças e adolescentes. Do total de 345 mil menores infratores e adultos criminosos no Brasil. O Departamento Penitenciário Nacional registra 285 mil adultos presos no país , sendo 60 mil menores infratores. Durante a realização do Trabalho de Conclusão de Matéria, foi possível obter um grande aprendizado sobre o tema e aprimorar os argumentos para continuar a defender a ideia proposta, e a mostrar a outras pessoas que essa ideia é o mas viável para ajudarmos o Brasil a crescer em segurança.


Palavras-Chave: Maioridade; Criança; Penal.
















Imagem 1 - Senador Magno Malta ( PR – ES )

Senador evangélico Magno Malta defende maioridade penal de 13 anos no Plenário do Senado













Lista de Tabelas

Tabela 1 - Índice de Criminalidade com Menores no Mundo
Índice de Criminalidade com Menores no Mundo:
Angola
19,00%
EUA
4,20%
Canadá
1,60%
Argentina
3,40%
Brasil
21,00%
Chile
3,20%
Paraguai
11,50%
Uruguai
5,90%
China
1,00%
Japão
0,20%
Alemanha
0,80%
Espanha
0,80%
França
1,10%
Itália
0,90%
Reino Unido
1,10%
Rússia
10,20%
(UNODOC, ONU. 2010)









Sumário
Pág.
I.     FOLHA DE APROVAÇÃO.................................................................................... 04
II.ARTIGO DE OPINIÃO........................................................................................... 05
III.CONCLUSÃO..........................................................................................................15
IV.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 16


1-FOLHA DE APROVAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Matéria, realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins, tendo como autor eu Igor Labre de Oliveira Barros , estudante do Nível Médio Integrado em Agroindústria Orientado por Elkerlane Moraes , professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins.

Igor Labre de Oliveira Barros

   


 Aprovado no dia-------/------/-------de-----------------------de 2013

Paraíso do Tocantins------/-------/-----de --------------------de 2013







Elkerlane Moraes

Professora do IFTO Campus Paraíso

 















                                                       Paraíso do Tocantins
                                                         Dezembro de 2013


II. ARTIGO DE OPINIÃO
      Maioridade Penal ou mais conhecida no meio judiciário como maioridade criminal, essa maioridade define que com uma certa idade o cidadão se responsabilize por seus atos inexistindo a falta de consciência por parte do cidadão.Em muitos países como o Brasil cidadãos com a idade abaixo da maioridade penal , quando comete atos que firam a constituição estão sujeitos a penas leves , como serviço social, acompanhamentos ou internações. A idade da maioridade penal não necessariamente precisar ser igual às idades mínimas para votar, dirigir, casar ou trabalhar. (Bruno, Anibal. 2005)
       Existem dois estatutos internacionais sobre os direitos da criança e do adolescente todos decretados pela ONU, a Carta de Pequim (1985) e a Convenção dos Direitos da Criança (1989), e nem um é estabelecido uma idade mínima para punição dos tais , neste decreto fica a anteposição  do país . A criança ou adolescente que esta abaixo da maioridade penal ela não pode ser sentenciada a qualquer tipo de pena, responder processo ou ter seu nome em registros policiais. A ONU em nem um desses decretos cita que existe uma diferença entre maioridade penal e responsabilidade penal.
       As penalidades previstas são chamadas de medidas socioeducativas e se restringem apenas a adolescentes pessoas compreendida entre 12 anos de idade completos e 18 anos de idade incompletos. Todavia, a medida socioeducativa de internação poderá ser aplicada ao jovem de 14 aos 21 anos. Diversas medidas e ideias vêm sendo debatidas  na sociedade brasileira, com vistas a possíveis alterações na maioridade penal na penalização de adolescentes em conflito com a lei, nomeadamente a redução da maioridade penal para 16 anos.( Coelho.1998 )
      A entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime tem aumentado no país, sobretudo por meio do tráfico de drogas. No ano passado, o crescimento no número de menores apreendidos foi mais de duas vezes superior ao de prisões de adultos. Em 2012, houve um aumento, em relação a 2011, de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. No mesmo período, a elevação no número de jovens e adultos que foram presos por crimes em geral foi bem menor: de 5,8% ,  de 414.916 pessoas que foram presas em 2012 , 75.359 eram crianças e adolescentes. Do total de 345 mil menores infratores e adultos criminosos no Brasil. O Departamento Penitenciário Nacional registra 285 mil adultos presos no país , sendo 60 mil menores infratores. (Natinho, Rodrigues. 2011)
      As medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente possuem a inexistência de processo criminal , e julgamentos em tribunais. A responsabilidade penal é a idade que considera a criança ou adolescente conhecedor dos seus atos e podendo assim ser enquadrada judicialmente, a maioridade penal e definida como condição de maioridade para efeitos criminais. Normalmente os países adotam modelos jurídicos diferenciados para o julgamento de menores de 18 anos, impedindo ao máximo tratá-los juridicamente da mesma forma que os adultos. Regime penal especial para jovens em alguns países, a legislação penal possui dispositivos criminais diferenciados para jovens na faixa etária conforme o caso, até 18 anos, até 21 anos.

      A responsabilidade penal no Brasil ocorre aos 12 anos e a maioridade penal aos 18 anos, segundo o artigo 228 da Constituição Federal de 1988 reforçado pelo artigo 27 do Código Penal, e pelos artigos 102 e 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90). Os crimes praticados por menores de 18 anos são legalmente chamados de “atos infracionais” e seus praticantes de “adolescentes em conflito com a lei” ou de "menores infratores". O ECA estabelece, em seu artigo 121, § 3º, quanto ao adolescente em conflito com a lei, que em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos . Após esse período, ele passará ao sistema de liberdade assistida ou semiliberdade. (ECA – Estatuto da Criança e do adolecente)
      O senador evangélico Magno Malta (PR-ES) autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 90/200 para redução para maioridade penal para 13 anos , classifica menores infratores como homens travestidos de crianças. Segundo o senador “se você tem duvida que com 13 anos existam mentes criminosas debatem com o povo na rua, quem está no ponto de ônibus, com quem anda de noite e de dia com medo na rua, vá perguntar para o motorista de ônibus. Esses sim conhecem a violência imposta por esses homens travestidos de criança, que estão nas ruas sob a proteção de meia dúzia de pessoas que filosoficamente entendem que eles [os menores] têm que continuar matando. As pessoas que são contra a maioridade penal passam a mao na cabeça dessas crianças criminosas como se matar , roubar  ,estrupar fizesse parte de sua educação e fosse normal.”
Imagem 1 - Senador Magno Malta ( PR – ES )
Senador evangélico Magno Malta defende maioridade penal de 13 anos no Plenário do Senado
      Segundo o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) “atos inflacionais praticados por adolescentes aumentaram aproximadamente 80% em 12 anos. Faz aproximadamente 12 anos que ECA , foi criado , será que funcionou?”
       O Escritório de Drogas e Crime (Office of Drugs and Crime) da Unicef, órgão das Nações Unidas, em seu “Manual para a Medição dos Indicadores da Justiça Juvenil”, de 2006, páginas 27-28, explica que:
“Onde a maioridade penal for especialmente alta, como 17 ou 18 anos, é possível que o sistema de justiça juvenil do país seja em grande parte voltado para o bem-estar do jovem. Em tais sistemas jurídicos, não se diz que crianças e adolescentes cometeram um "crime", já que todo o comportamento da criança é visto como um assunto social, educacional e ligado ao bem-estar. Ainda assim, estes tipos de sistemas legais poderão sentenciar crianças com penas de privação da liberdade [detenções] em instituições tais como estabelecimentos educacionais fechados. (…) Onde a maioridade penal for mais baixa, é mais provável que os sistemas legais do país façam uso de juízes e tribunais para crianças e adolescentes.”
A Unicef deixa claro que um país que tem a maioridade penal com 17 ao 18 busca o bem estar dos jovens , e com essa maioridade se diz que a criança nao cometeu um crime ela apenas esta num processo de educacão.
      Em Portugal  há um regime penal diferenciado para a faixa etária dos 16 anos até aos 21 anos , Na França há tribunais criminais especiais para menores entre os 13 anos e os 18 anos . Em outros países é o caso do Brasil , Colombia e Peru , a legislação estabelece procedimentos e penalidades administrativas ou medidas socioeducativas para crianças ou adolescentes em conflito com a lei, situados abaixo da maioridade penal , para jovens entre 12 e 18 anos.
      Em Junho de 2006 os deputados de Portugal defederam a ideia de reduzir a maioridade penal para 14 anos , devido ao alto indice de criminalidade que estava ocorrendo nesta faixa etaria , os argumentos contra afirmaram que essa ideia era uma regressao da civilazaçao , mas como isso pode ser uma regressao se ajudou a populaçao sendo que os indices de criminalidade abaixaram. Foi questionado os direitos humanos , como a questao das oportunidades , sim elas existem crimes de menor agravamento possui leis como serviços sociais , agora crimes graves possuem leis rigidas como a internaçao mas com oportunidades , sendo que recebem um salario , tem escola e e aplicado um desenvolvimento social , e isso que falta no Brasil , a reduçao nao vai ser radical , vai seguir as normas de uma sociedade que vive bem com crimes abisurdos recebendo uma punição.E diante de tantos questinamentos foi aprovada a maioridade penal com maioria porque querem ver um bem estar da população.
     A Resolução n.º 40/33 das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1985, estabeleceu as “Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça Juvenil”, conhecidas como as “Regras de Pequim”, e recomenda que a idade da responsabilidade criminal seja baseada na maturidade emocionalmental e intelectual do jovem, e que esta idade não seja fixada “baixa demais”.4 O quanto seria este “baixo demais”, entretanto, a Resolução deixa em aberto, conforme a interpretação de cada um.
     Na China, adolescentes entre 14 e 18 anos estão sujeitos a um sistema judicial juvenil, e suas penas podem chegar à prisão perpétua no caso de crimes particularmente bárbaros (chamados no Brasil de “crimes hediondos”) Os crimes hediondos sao aqueles barbaros como aqueles adolecentes que tocaram fogo na mulher viva no sofá , aquele do rapaz que roubaram 30 reais dele e deram um tiro na cabeça , na china esse nivel de crime possui uma drastica puniçao , pesquisa lá qual foi o ultimo crime desse lá na China com criança ou adolecente , eles tem medo pois sabem que existe lei , diferente do Brasil , pesquisa lá no Brasil esses crimes todo dia voce vai encontrar um.
     O Manual da Unicef  de 2006 (pág.27), por sua vez, observa que a maioridade penal nos países pode variar entre os 7 e os 18 anos, e categoriza a maioridade penal aos 17 ou 18 anos num país como "especialmente alta".
     Em paises desenvolvidos a maioridade penal é estabelecida com 10 anos na Inglaterra; 12 anos na Grécia, no Canadá e nos Países Baixos; 13 anos na França,Israel e Nova Zelândia; e 14 anos na ÁustriaAlemanha e Itália. Esses paises por terem leis severas alem de possuirem um baxisimo indice de criminalidade entre crianças e adolecentes eles possuem baixo indice de crimes barbaros , estrumos , assacinatos , roubos seguido de morte , coisa que no brasil todo dia aparece , podem ligar todo o dia o jornal que todo dia voces vao ver crimes barbaros que acontecem , coisas que em outros paises já nao sao tao frequentes , liga um jornal do EUA , e da Espanha por exemplo , e um do Brasil voces vao ver a diferença das noticias.
     Temos que começar a ter regras , as pessoas tem que temer e respeitar a constituiçao brasileira , para sim proporcionar a todos um grande bem estar.
     O máximo que um menor infrator pode pegar de pena no Brasil hoje é a prestação de serviços comunitários em hospitais, asilos onde nem sempre segue a rigor por falta de agentes públicos para fiscalizar essa obrigação; a liberdade assistida, inserção em regime semiaberto; internação em estabelecimento educacional  o jovem incluído neste programa conta com um auxilio à família, requisição de tratamento médico, psicológico e psiquiátrico. Tortura, terrorismo, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e crimes hediondos. Esses crimes tem que ser deixado de lado: na lei de hoje quem comete isso passa no Maximo a 3 anos de internação com vários direitos ate salário , se tiver uma boa conduta fica só 1 ano , ou faz serviços comunitários .

     Na opinião dos parlamentares contra a redução da maioridade pena como o  Senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues (Psol) Na visão do parlamentar, é preciso caminhar no sentido contrário da opinião pública em alguns momentos. Ele rejeita a possibilidade de discutir a questão sob a ótica emocional, quando é usado o argumento “e se fosse com você”. E a causa a ser atacada é a miséria.Ele não anda nas ruas a noite para saber como é , ele só anda de carro , tem seguranças , e se a causa total da criminalidade entre crianças e adolescentes fosse miséria isso teria diminuído nos últimos 10 anos , nos últimos 10 anos o Brasil teve um grande salto econômico , mas da metade da população que vivia na pobreza pulou para a classe media , e a criminalidade só aumentou , vale resaltar que boa parte desses crimes entre crianças e adolescentes vem da classe media , será que o problema esta mesmo na miséria! O problema esta na falta de regras e punições para quem comete o errado. O jovem ou a criança de hoje não tem medo de cometer um delito , pois sabe que pode se defender na constituição brasileira.
     A grande diferença e que paises buscam um avanço enquanto outros vivem na mesmice , se abaixar a maioridade penal fosse um escadalo , a ONU tinha proibido , a UNICEF , as grandes potencias mundiais nao teriam aderido a essa contituiçao , mas o Brasil em varias leis que impurar com a barriga e ver o lado de todo mundo , temos que aprender a ver o lado do cidadao que se presa , todo mundo que quer ser cidadao por mais dificil que seja e raras as oportunidades ele luta atraz e nunca desiste ,e o que acontece em outros paises , cidadoes que se presam ele nao ver no crime a saida , as drogas , ele busca as oportunidades.
     O Brasil e um pais que possui ainda poucas oportunidades , mas isso esta mudando , temos o PRONATEC , Faculdades particulares com cotas , os institutos federais , Enem , o Enade , que para mim ainda representam poucas oportunidades mas já temos e creio que vai se abrir muitas mas , entao tem como seguir pelo um caminho certo , basca querem , o cidadao brasileiro tem que ter medo de fazer o errado.
     O sonho de todo brasileiro e ter muito dinheiro , mas infelismente a nossa economia eta centralizada , e um sonho que para muitos nao vai ser realidade , so para voces terem ideia metade da economia do brasil esta na mao de 30 empresarios , mas temos que continuar lutando e caminhado no caminho certo e para ter o certo tem que ter lei , lei para todos e lei para restrigir o errado , se nao queremos impor regras se no caminho da lei nao aparece oportunidade , entao vamos rasgar a contituiçao brasileira e seguir o errado , porque o que aparenta hoje e que o errado e que é bom e que vai dar oportunidade.
     Essa mentalidade e de crianças e adolecentes que ainda nao tiveram a esperança de sonhar , falta ao governo alimentar a vontade de sonhar dessa faicha etaria e fazer com que o errado nao sendo o caminho a seguir e paraque isso ocorra tem que ser imposto lei e regras , por isso eu defendo a maioridade penal sim tem que ser baixada porque se uma criança ou adolecente tem conciencia do que é sexo , drogas e festa , por que nao ter conciencia do que e errado , a gente passa a ter conciencia apartir do momento que perdemos a inocencia e a inocencia das pessoas no brasil e no mundo de hoje e perdida muito cedo , o que inocencia e como um bebe se voce der uma bala ruim e uma boa ele vai comer as duas porque ele é inocente e confia em voce , mas quando a pessoa sai da inocencia se voce der uma bala ruim para ela , ela sabendo que é ruim e que vai ter concequencia , concerteza ela vai preferir a boa , e o que precisamos mostrar para nossas crianças e adolecentes existe dois caminhos o errado e o certo , no errado ele sofre muitas concequencias e por medo dessas concequencias ele decide seguir o certo e la na frente ele vai ver que fez a melhor escolha da sua vida. E que escolha e essa ser um cidadao brasileiro mas de carater , o carater ninguem rouba de nos é a nossa indentidade.Vamos lutar para isso para que as nossas crianças e adolecentes dez de pequenos queiram ter uma indentidade um carater de uma pessoa certa e de total confiança , para isso o errado tem que ter consequencias se nao ninguem tem medo de fazer ele , para isso e necessario lei ,e lei des que o cidadao brasileiro perde a sua conciencia de bebe ou junior.
     No governo de  Manoel Deodoro da Fonseca  o código Republicano determinava a inimputabilidade absoluta aos menores de nove anos completos , mas existiam grandes taxas de mortalidade infantil ,  no Brasil foi criado o Decreto nº 17.943 de 12 de outubro de 1927 o primeiro Código intitulado como Código de Menores, composto de 123 artigos, conhecido como Código Mello Mattos, realizado por uma comissão chefiada pelo jurista José Cândido de Mello Matos, no qual visava além da proteção da criança que antes estava desprotegida a repressão aos crimes cometidos na época por crianças e adolescentes ou infanto-juvenil. Esse foi um ato para tentar proteger as crianças e adolescentes devido ao alto índice de mortalidade passando a Mao na cabeça. A constituição de 1988 apenas atualizou esse artigo.
    Como não tem capacidade sendo que pode com 16 anos se emancipar tem mentalidade para casar, pode votar, tem mentalidade para ir à boate, tem mentalidade para beber cerveja,tem mentalidade para fumar , só não tem mentalidade para responder por seus crimes , na hora de responder os crimes a mentalidade dele não existe , eu quando tinha 12 anos já sabia de coisa que adulto sabia , e eu não sou superdotado , tem gente aqui que com 10 já sabia trem demais.
    Casos como do menino João Hélio de seis anos, arrastado durante um assalto brutalmente em sua cadeirinha por mais de 7 km na Rua Oswaldo Cruz – Zona Norte do Rio de Janeiro em 2007, Ezequiel Toledo de Lima - acusado na época era menor de idade tão logo posto em liberdade, ele tinha mentalidade para roubar um carro, dirigir um carro , arrastar uma criança mas não tinha mentalidade para responder por seus crimes.
    Caso da Eliza Samudio, julgado pelo Tribunal do Júri de Minas Gerais, onde Jorge Luiz Rosa, primo do então goleiro Bruno, foi liberado da medida socioeducativa que cumpria por participar de atos infracionais análogos a homicídio triplamente qualificado e sequestro em cárcere privado. O mesmo posto em liberdade em setembro de 2012, o cara teve mentalidade para matar, sequestrar e não teve mentalidade para responder um crime , coitado dele né gente ele tava passando por um processo de educação!
     Mesmo que o menor venha causar algum dano a outrem será considerado atos infracionais, com a adoção de medidas socioeducativas , cortadinho matou , roubou , estrupou , mas não sabia o que tava fazendo passa uns dias no centro de recuperação , distribui umas cestas básicas e pronto , a vida de uma pessoa valeu isso.
Questionamentos e argumentos contrários:

O índice de criminalidade entre menores de 18 anos tem aumentado?

Segundo a pesquisa feita no jornal O Globo : A entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime tem aumentado no país, sobretudo por meio do tráfico de drogas. No ano passado, o crescimento no número de menores apreendidos foi mais de duas vezes superior ao de prisões de adultos. Em 2012, houve um aumento, em relação a 2011, de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. No mesmo período, a elevação no número de jovens e adultos que foram presos por crimes em geral foi bem menor: de 5,8% ,  de 414.916 pessoas que foram presas em 2012 , 75.359 eram crianças e adolescentes. 

Qual a porcentagem de menores que cometem crimes, onde e em que situação?

Do total de 345 mil menores infratores e adultos criminosos no Brasil. O Departamento Penitenciário Nacional registra 285 mil adultos presos no país , sendo 60 mil menores infratores.

O número de crimes cometidos por menores de 18 anos são estatisticamente significativos?

Sim , compare as imformações.
Tabela 1 - Índice de Criminalidade com Menores no Mundo
Índice de Criminalidade com Menores no Mundo:
Angola
19,00%
EUA
4,20%
Canadá
1,60%
Argentina
3,40%
Brasil
21,00%
Chile
3,20%
Paraguai
11,50%
Uruguai
5,90%
China
1,00%
Japão
0,20%
Alemanha
0,80%
Espanha
0,80%
França
1,10%
Itália
0,90%
Reino Unido
1,10%
Rússia
10,20%
(UNODOC, ONU. 2010)


O sistema correcional para menores funciona?

 O estatuto da criança e do adolescente e de 13 de julho de 1990, o ECA , Em 1996, era de 4.245 menores internos, em 2012 são 60 mil menores infratores. O Brasil teve um crescimento nesse período muitas pessoas saindo da miséria, o índice de criminalidade entre adultos não obteve um crescimento igual o de crianças e adolescente , volto a pesquisa anterior Em 2012, houve um aumento, em relação a 2011, de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes por crimes como vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. No mesmo período, a elevação no número de jovens e adultos que foram presos por crimes em geral foi bem menor: de 5,8%.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é aplicado a contento ou surte efeito positivo onde efetivamente está implementado?                                                                                                              
Se tivesse funcionando a criminalidade entre jovens teria controle. Falar da lei e o medo que se quando foi implatado teria surtido um efeito significativo na população.
Nos temos que se comparar a outros paises?                                                                              
Claro que nao , nos apenas temos que buscar modelos de viver bem , a sociedade dos EUA as pessoas deixam as chaves dentro do carro , andam sem nem um problema com carteiras e celulares na mao sabendo que os ladroes tem medo da lei que é aplicada.
O  problema esta só nos menores ?                                                                                   
Claro que nao ma como vemos no brasil eles representam mas de 20% dos crimes cometidos no Brasil.
Mas nao ira ter que alterar a contituição ?                                                                               
Sim claro , a contituição brasileira tem que ser mechida em varios aspectos nao só nesse , tem um projeto na camera para isso com uma expressiva maioria apoiando uma reformulaçao da contituiçao brasileira.
Mas essas crianças e adolecentes nasceram em família desorganizada, junto com a mãe abandonada pelo marido, que por vezes tem filhos de outras uniões também desfeitas?
Mas isso e motivo para a pessoa ser errada , isso e motivo pra ela desistir de correr atrás de uma vida boa , nem um problema e superior a um cidadão que quer ter um caráter integro.
Casos específicos não justificam a redução da maioridade penal?                                         
Sim , não justificam mas saber que crianças e adolescentes representam mais de 20 % dos crimes do Brasil isso justifica sim.
Questionamento violência só pode gerar mais violência?                                                      
Claro que não estamos lutando para ter mas violência estamos lutando para existir lei ,e se acaso haver alguma violência foi porque o meliante buscou isso , um exemplo a pena de morte gerou mas violência nos EUA , claro que não fez foi baixar a criminalidade os ladrões tem e medo de sofrer essa pena.Em 29 de janeiro de 2011 um plebiscito sobre a maioridade penal concluiu-se que 233 deputados foram favoráveis a redução, e 166 deputados contra a redução.O Ex-Presidente do Superior Tribunal de Justiça – STJ Excelentíssimo Senhor Nilson Naves sugeriu, que a discussão sobre a maioridade em 18 anos fosse retomada.
A criança e o adolescente que passar pela maioridade penal perderá sua liberdade, perde sua infância?                                                                                                                    
Se ela foi ensinada que era errado e que tinha consequência esses crimes bárbaros, e mesmo assim ela cometeu, então queria pagar pelo seu ato, e bom que na cadeia ela reverá seus conceitos e após sair decidirá se quer um cidadão. Lembrando a Lei para menores infratores só terá penas pesadas para crimes bárbaros , crimes que não possuem um agravamento receberá penas leves.Ex : Roubou um supermercado , aplica uma pena sócio educativa e libera , roubou de novo deixa 3 mês na cadeia , roubou de novo aumentar a pena e bota o meliante pra refletir na vida . Cometeu crime bárbaro responde por ele, estrupo , assassinato , aplica a lei que ele saberá que o que só ta ali porque decidiu maltratar ou ferir de alguma forma um cidadão.
Os presídios do Brasil são escolas de criminalidade?                                                                              
Dependente da pessoa se ela quer ser influencia por mentes que vem o crime como única solução, os presídios para menores possuem um acompanhamento especial e que tratará o psicológico da criança e do adolescente e mostrará que existem caminhos melhores e que ele pode ser um bom cidadão, e que só esta ali porque feriu a constituição brasileira , o presídio e uma forma de conscientizar e vale lembrar que a pessoa que tem uma boa conduta logo e percebido pelos psicólogos e reduz sua pena.
O Brasil não possui presídios suficientes?                                                                           
Isso é um problema que o governo e obrigado a solucionar, então se não tem presídios não se deve mas prender que comete crimes , claro que não , tem que investir em novos presídios evitando superlotações e trazendo um bom tratamento psicológico mas isso não é motivo para não prender , isso é investir na segurança da população.A maioridade penal proposta não é radical apenas ela punirá adolescentes entre 16 e 18 serem julgados como adultos em determinados casos, como crimes hediondos, tráfico de drogas ou terrorismo.
Mas o Brasil não tem que investir em escolas em vez de cadeias?                                                       
Sim tem que existir educação de qualidade para nossos jovens e adolescentes, mas tem que haver também segurança e um dos problemas da segurança do Brasil há muito tempo e a falta de presídios, porque não solucionar esse problema, é pecado investir na segurança do Brasil.
Lei, por si só, não reduz violência.                                                                                                             
Só não reduz se não for cumprida e imposta. Um exemplo na ditadura militar do Brasil no começo tinha altos índices de criminalidade, logo eles implantaram a pena de morte , houve uma grande queda e a população criminosa tinha medo de infringir a lei. A lei só não reduz a violência se ela não for cumprida.
Para João Arruda deputado federal pelo PMDB do Paraná contra a redução da maioridade penal: “não está no desenho legal de como entulhar jovens pobres e negros em centros de tortura ”.                                                                                                                                                                     
Como assim , e só negros e pobres que cometem crimes , se fosse assim já teríamos resolvido essa situação dando atenção só a essa parte da população nos aspectos de criminalidade , existem brancos que comete crime ,pessoas de classe media , e ainda mas eles não vão ser submetidos a tortura porque nas penitenciarias para menores há um acompanhamento e investimento para que eles cresçam a mente para não cometer mas esses atos.
Sem perspectivas de crescimento na vida, os jovens infratores acabam sendo as maiores vítimas, e não os principais autores da violência.                                                                                                     
Se essas crianças e adolescentes são vitimas da miséria e da falta de oportunidade , eles não devem baixar a cabeça para isso , eles devem buscar nas portas que são oferecidas uma melhor vida , a lei da maioridade penal , vem acompanhada de buscar que as crianças e adolescentes tenha oportunidades para não verem no crime a saída , mas se mesmo com as oportunidades ele quer o crime tem que pagar por ele.
Porque já responsabilizamos adolescentes em ato infracional.·.
Sim no Brasil apartir dos 12 anos e considerado que a criança e o adolescentes e responsável por seus atos, mas não paga por eles , apenas pode sofrer penas como serviço social , ou internação temporária , é se funcionasse teria diminuído o índice.
Porque a lei já existe. Resta ser cumprida!                                                                                                        
Se existisse uma lei severa para crianças e adolescentes ela era temida e não se tornava um meio de defesa das crianças e dos adolescentes.
Porque o índice de reincidência nas prisões é de 70%.                                                                       
De que adiante eles prendem cerca de 70% das crianças e adolescentes que cometem crime, mas se não foi grave eles soltam aplicando penas sócio-educativas ou se forem internados , recebem salário , medico , escola e se tiverem uma boa conduta ficam no maximo um ano no centro de recuperação e ainda saem com o bolso cheio por que recebem cerca de 1000,00 por mês.
Porque a fase de transição justifica o tratamento diferenciado.·.
Então que dizer que da fase de adolescente para jovem o adolescente e inocente e não sabe o que faz , então ele pode matar, roubar , estrupar que ele não sabe o que faz , só aos 18 anos num passe de mágica dos 16 ao 18 a mente dele evolui!
Porque reduzir a maioridade penal é tratar o efeito,  não a causa!                                                      
Só existe o crime se existe a pessoa que comete , e a pessoa só comete se não existe nada para impedir e conscientizar se ela cometer algo esta sujeita a penas.
Porque educar é melhor e mais eficiente do que punir.                                                                               
Nos últimos 10 anos a educação brasileira teve um grande desenvolvimento, se essa fosse a solução assim como a educação teve um grande crescimento e abriu oportunidades a criminalidade tinha abaixado , e pelo contrario ela aumentou.
Porque reduzir a maioridade penal isenta o estado do compromisso com a juventude.                 
Por que isenta, se um Estado tem que buscar um bem estar de toda uma população,e com certeza a juventude esta inclusa , e vale resaltar que em uma penitenciaria e programas para jovens possuem ajudas dos Estado imposto.
Porque os adolescentes são as maiores vitimas, e não os principais autores da violência.      
Se eles fosse vitimas não existia adolescente que cometia crime , pois são vitimas , a baixa da maioridade da penal não desprotege a criança e o adolescente , ela aplica penas aqueles que cometem crimes contra a população.
Porque, na prática, a PEC 33/2012 é inviável!
Ela não é inviável, porque a constituição brasileira pode ser revida mediante a uma aprovação no senado, e sendo que a maioria dos senadores apoia essa ideia.
Porque reduzir a maioridade penal não afasta crianças e adolescentes do crime.
Bom não pode afastar, mas eles vão saber se cometerem atos infracionais pagarão por isso e com certeza ficarão com medo de descumprir a lei, e se não tiverem medo da lei sofra com ela.
Porque afronta leis brasileiras e acordos internacionais.                                                                      
Só afronta as leis brasileiras se não tiver aprovação dos deputados e coisa que será praticamente difícil , e a própria UNICEF e ONU , não impõe lei sobre esse assunto , todos os países que baixaram a maioridade penal não quebraram nem um acordo internacional e reveram suas leis sendo que existem países que baixaram essa maioridade para 12 anos e estão dentro dos acordos internacionais.
Porque poder votar não tem a ver com ser preso como adultos.                                                         
O voto aos 16 anos não é obrigatório mas segundo a constituição o cidadão de 16 anos tem mentalidade para escolher seus políticos , será que ele não tem mentalidade para responder por seus atos!
Porque o Brasil está dentro dos padrões internacionais.                                                                       
Se o Brasil estivesse em um padrão aceitável a criminalidade no pais tinha um índice muito baixo assim como acontece em países desenvolvidos.
Porque importantes órgãos têm apontado que não é uma boa solução                                                  
Os órgãos mais importantes no cenário mundial referentes a crianças e adolescentes a ONU e a UNICEF , não possuem nem um artigo que proíbem a redução , e se fosse uma má solução os países como EUA , China , Espanha não teriam adotado essa solução e vale resaltar que a sede da ONU e nos EUA , sendo um dos países que mas apoiam essa instituição.
                          















III-CONCLUSÃO

  Durante a realização do Trabalho de Conclusão de Matéria , foi possível obter um grande aprendizado sobre o tema e aprimorar os argumentos para continuar a defender a ideia proposta , e a mostrar a outras pessoas que essa ideia é o mas viável para ajudarmos o Brasil a crescer em segurança.



























IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Portaria 398, de 30 de abril de 1999. <http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/398.htm>.
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Organização das Nações Unidas. Resolução 40/33 29 , pag. 05 de novembro de 2010.

BRUNO, Anibal. Direito Penal, Parte Geral - Fato Punível. II Tomo. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2005.


COELHO, Bernardo Leôncio Moura, A proteção à criança nas Constituições Brasileiras. 3ª Edição. Brasília: Editora Revista dos Tribunais, 1998.

Natinho, Rodrigues. Criminalidade, pobreza e desamparo. Fortaleza.  Diário do Nordeste, 2013.


ECA , Estatuto da Criança e do Adolescente . Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Constituição Federal de 1988.

Escritório de Drogas e Crime (Office of Drugs and Crime) da Unicef, órgão das Nações Unidas, em seu “Manual para a Medição dos Indicadores da Justiça Juvenil”, de 2006, páginas 27-28.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário