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MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PARAÍSO
DO TOCANTINS
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Análise da
Polpa de Maracujá Amarelo
Igor
Labre de Oliveira Barros
Paraíso do Tocantins
– Distrito de Santana
Br-153, km 504, Setor
Industrial.
Junho de 2013
Igor
Labre de Oliveira Barros
Análise da
Polpa de Maracujá Amarelo
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Relatório de aula prática, apresentado à componente de Análise de
Alimentos do Curso Médio Integrado em Agroindústria do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins,
julgado necessário para obtenção de nota.
Orientadora: Prof. Alessandra Vaz Vespúcio
Paraíso do Tocantins
– Distrito de Santana
Br-153, km 504, Setor
Industrial.
Junho de 2013
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TECNOLOGIA DO TOCANTINS
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RESUMO
É preciso inicialmente
definir o conceito de soluções, que na verdade é a mistura homogênea de duas ou
mais substâncias, onde teremos a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é
caracterizado em seu estado físico líquido e o que tem a maior porção, já o
segundo se apresenta em estado sólido em porção menor, na união dos dois,
teremos uma solução. Uma solução pode se apresentar nos três estados físicos,
gás, líquido ou sólido. (CONSTANTINO, 2004). O objetivo foi elaborar uma
solução à base de Cloreto de Sódio (NaCl) à 5N, tendo como requisitos
preliminares colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Vale
ressaltar que, durante todo o procedimento para o preparo da solução houve grandes
cuidados nos procedimentos laboratoriais, respeitando todas as regras e
cuidados para então desenvolver com eficiência o que foi proposto. Ao
desenvolver todas as etapas para o preparo da solução percebemos que foram
técnicas básicas de laboratório para o preparo da mesma, onde não registramos
erros quanto aos cálculos, pesagem e erro de aferição, onde tivemos plena
certeza que obtivemos grande êxito quanto ao preparo da solução, onde
alcançamos o objetivo proposto (elaboração de uma Solução de Cloreto de Sódio –
NaCl) e, consequentemente à captação do aprendizado que de forma direta
contribuiu para a fixação do que foi exposto em sala de aula.
Palavras-chave: procedimentos, solução,
técnicas
1
– INTRODUÇÃO
É preciso inicialmente definir o conceito de soluções,
que na verdade é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos
a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é caracterizado em seu estado
físico líquido e o que tem a maior porção, já o segundo se apresenta em estado
sólido em porção menor, na união dos dois, teremos uma solução. Uma solução
pode se apresentar nos três estados físicos, gás, líquido ou sólido.
(CONSTANTINO, 2004).
Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua
preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados
levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está
presente em um volume ou uma massa especifica,sendo assim, concentração é uma
medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então
se definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente.
(VOGUEL, 1992).
As soluções preparadas rotineiramente em laboratório são
compradas e preparadas a partir da forma concentrada ou de um sal. As soluções
de concentrações mais baixas podem ser obtidas pela adição de água, processo chamado
de diluição. As soluções preparadas devem ser armazenadas em frascos
apropriados conforme o tipo de solução como, por exemplo, se a solução é
sensível à ação da luz, deve-se armazenar em frasco âmbar. Os frascos devem ser
identificados com rótulos, os quais devem conter o nome, a concentração da
solução, a data de preparação, nome ou iniciais do preparador. Quando o líquido
é retirado do frasco, deve-se tomar o cuidado de que ele escoe pelo lado oposto
ao rótulo, o qual não se molhará e não se danificará (IQG/UFRJ)
2
– METODOLOGIA
2.1
– Separação de Vidrarias
Separou-se as seguintes vidrarias afim de que todos
procedimentos fossem efetuados de forma eficiente:
·
Balão
Volumétrico de 100ml;
·
Espátula
e Bastão de Vidro;
·
Vidro
de Relógio; e
·
Béquer
de 100ml.
2.2 – Cálculos para Concentração de 0,5N
Efetuou-se
o cálculo da Normalidade para 0,5N a fim de obter a massa do soluto a ser
pesado, onde determinou-se 2,92g de Cloreto de Sódio (NaCl) para o preparo da
solução de 100ml.
2.3 – Preparo da Solução
Pesou-se
na Balança Analítica 2,92g de Cloreto de Sódio tendo como suporte para o soluto
o Relógio de Vidro, onde em seguida transferiu-se o material sólido pesado
(NaCl) para um béquer de 100ml para promover uma breve dissolução do mesmo com
água destilada, tendo cuidado para não ultrapassar logo após a capacidade
máxima do Balão Volumétrico de 100ml. Ao proceder à breve dissolução do soluto,
transferiu-se a solução com ajuda do Bastão de Vidro para o Balão Volumétrico
de 100ml, onde se fez a Rinsagem (técnica de se lavar as paredes internas do
frasco com líquido – no caso com água destilada - antes de enchê-lo totalmente,
garantindo que se tenha dentro do mesmo a exata concentração e que todo tipo de
interferente seja eliminado) no béquer e então fez-se à aferição do líquido com
vastos cuidados para a completação do volume do Balão Volumétrico de 100ml com
água destilada com o auxílio de uma pisceta, para então promover a
homogeneização da solução. Não houve rotulação da Solução de Cloreto de Sódio
porque a mesma foi descartada após o seu preparo, mas é obrigatoriamente a
rotulação de soluções e que as mesmas estejam armazenadas em frascos próprios e
locais adequados, para que então evite inúmeros tipos de acidentes com soluções.
4 – RESULTADOS E
DISCUSSÕES
A solução
preparada à base de Cloreto de Sódio (NaCl) foi feita de acordo com bases
teóricas, técnicas e cálculos ensinados em aulas. O espaço e todos os
equipamentos nos proporcionaram um espaço adequado para todo o procedimento do
preparo da solução. O objetivo foi alcançado obtendo-se uma solução de Cloreto
de Sódio (NaCl) à 5N. Vale ressaltar que caso no momento da aferição o líquido
ultrapassar a linha de marcação, toda solução deverá ser descartada e reiniciar
todo procedimento novamente. Durante a preparação de soluções são necessários
alguns cuidados, onde estes estão diretamente relacionados com a solubilidade
limitada da maioria das substâncias, a mudança de volume da mistura e a
alteração da temperatura da substância. Alguns cuidados são essenciais: Não
pesar sais e outros reagentes diretamente sobre o prato de qualquer balança;
Identificar as soluções com etiquetas constando as características da solução;
As soluções devem ser armazenadas em frascos próprios e em locais adequados; Saber
utilizar corretamente todos os materiais e equipamentos disponíveis no
laboratório antes de usá-lo; Evitar desperdício preparando a quantidade
realmente necessária, entre outros.
5 – REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
CONSTATINO, M.G. Fundamentos de química experimental: São Paulo: Edusp.
2004.
http://www.dbi.ufla.br/Ledson/LBMP/Protocolos/Solu%C3%A7oes_ledson.pdf acessado dia 22/04/13 às 14hs06min.
In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2013. [Consult. 2013-04-22].
IQG/UFRJ, Departamento de Química Inorgânica: IQG 128 / IQG 231.
VOGUEL, A.L. Análise química quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan ,1992
CÁLCULOS
- Massa de Cloreto de Sódio (NaCl) para 0,5N:
NaCl
Na = 23u
Cl = 35,45u



Eqg . V(l) 58,45. 0,1(l)
m = 2,92g
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X 1

X= 1x1
X= 1
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