sábado, 20 de fevereiro de 2016

Índice de Saponificação e Peróxido

Ministério da Educação
Secretaria de Educação, Profissional e Tecnologia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.





Igor Labre 




Índice de Saponificação e Peróxido.









Paraíso do Tocantins - TO
Maio/2013



 Igor Labre
 




                             Índice de Saponificação e Peróxido.


Relatório apresentado a componente de Princípios Tecnológicos de Óleos e Gorduras, Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, Eixo Tecnológico Produção Alimentícia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – TO, como requisito parcial para obtenção de nota.
Orientadora: Professor
Florisvaldo G. de Souza
                                                 








Paraíso do Tocantins – TO
Maio/2013



                                                    Resumo
O cloreto de Sódio (NaCl), popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha. O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero. É um sólido cristalino e branco nas condições normais. Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. Para o preparo da solução de cloreto de sódio (NaCl) separou-se as vidrarias e realizou-se o cálculo da concentração de 0,6M, pesou-se o reagente em um vidro de relógio, transferiu-se o material sólido para um bécker de 100ml, promoveu-se a dissolução do soluto. Ocorreu-se a transferência da solução para o balão volumétrico de 100ml com a ajuda de um bastão, e o balão foi completado com a água destilada até atingir o nível de aferição do balão volumétrico.

Palavras-chave: Cloreto. Sódio. Sal.
















1-    Introdução

O cloreto de Sódio (NaCl) é muito utilizado pelo homem , animais e em laboratorios , segundo VAN HEKKEN, D.L.; STRANGE, E.D.(1993, p. 3384-3391): “O NaCl tem sido empregado extensivamente pelas indústrias alimentícias, visando melhorar as propriedades funcionais através do aumento da absorção de água e da solubilidade protéica, além de contribuir para o sabor dos alimentos. Segundo CHEFTEL, J.C.; CUQ, J.-L.; LORIENT, D.( 1989. p. 179-220; 291-335.): “a natureza e a concentração de íons exercem efeitos significativos sobre a absorção de água e a solubilidade das proteínas. Assim, concentrações salinas compreendidas entre 0,5 e 1M (para os sais neutros), podem elevar a solubilidade da proteína (efeito "salting in") devido ao aumento da solvatação. Essa ação benéfica do sal tem sido aproveitada pelas indústrias alimentícias, que utilizam o NaCl como ingrediente alimentar, visando aumentar a solubilidade e a estabilidade, melhorando, assim as propriedades emulsificantes de vários produtos [1]. Por outro lado, quando os níveis de sais são mais elevados, predominam as interações água-sal, em detrimento das interações água-proteína (efeito "salting out"), contribuindo para reduzir a solubilidade protéica [2].





























                                             2-  Metodologia



Ocorreu o preparo de solução de cloreto de sódio (NaCl) no laboratório de Analise de Alimentos. Em uma bancada realizou-se etapas da preparação da solução, como a separação das vidrarias (Balão Volumétrico de 100 ml, espátula, bastão de vidro, vidro de relógio e bécker de 100 ml). Promoveu-se a realização do cálculo da concentração de 0,6M. Pesou-se o reagente em um vidro de relógio, transferiu-se o material sólido para um bécker de 100ml. Promoveu-se a dissolução do soluto. Promoveu-se a transferência da solução para o balão volumétrico de 100ml com a ajuda de um bastão. O balão foi completado com a água destilada até atingir o nível de aferição do balão volumétrico.






.











                                                                                                                                       
                                  4-  Referência bibliográfica
[1] VAN HEKKEN, D.L.; STRANGE, E.D. Functional properties of dephosphorilated bovine whole casein. J .Dairy Sci., v. 76, p. 3384-3391, 1993.
[2] CHEFTEL, J.C.; CUQ, J.-L.; LORIENT, D. Proteinas alimentarias. Zaragoza: Acribia, 1989. p. 179-220; 291-335. 




























                                                  Conclusão
Concluiu-se que o objetivo esperado no preparo da solução de cloreto de sódio (NaCl) foi alcançado, pois tinha como fundamento o aprendizado para o preparo de soluções.



                                      Cálculos


NaCl:23 + 35= 58.u
M=M/ Pm*V = M=0,6/ 58*0,1 = M= 0,6/5,8 M=0,1 g
M= M * PM * V = M= 58*0,6*0,1= 0,48g



                       Questões para serem respondidas no relatório.
1)    Caso no momento da aferição o liquido ultrapassar a linha de marcação o que deve ser feito?  R= Se ultrapassar a linha de marcação no momento da aferição, deve se descartar a solução, e preparar outra e realizar todo processo de novo.

2)    Diga que cuidados são necessários no preparo de uma solução.           R= Cuidados primeiro com a higiene de quem manipular a solução, cuidados com as vidrarias, ao utilizar a balança sempre conferir se esta regulada, e em momentos que necessita aferição tomar cuidados para não ocorrer o desperdício de soluções, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário