Burocracia é administração
da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e
a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos
burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura
complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública
burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre
o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias
públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e
treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos
devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos,
durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública
Administração pública
gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande
empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na
eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de
resultados, suas principais características.
A Administração gerencial
seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e
econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Podemos dizer que a Administração
Pública envolve tudo aquilo que faz parte do sistema público,
uma vez que ela é necessária em praticamente todos os pontos desse sistema, como
por exemplo os funcionários, o patrimônio público, as organizações, e também as
funções de organizar, administrar e estruturar esse próprio sistema. A gerência
da administração pública, ou gestão pública se trata de um termo mais recente,
que indica a utilização de novas práticas na administração do setor público,
sendo algumas dessas práticas "importadas" do setor privado, e outras
que foram sendo reaproveitadas do modelo burocrático, apesar de não serem
utilizadas há algum tempo.
A administração pública gerencial é aquela onde suponhamos que o Estado funcione como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais características a eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados. Sabemos também, que a administração pública gerencial surgiu em decorrência dos avanços tecnológicos e da necessidade do Estado em competir a níveis de igualdade econômica e social com outros. A primeira tentativa de reforma da burocracia aconteceu em 1967, com o decreto-lei 200 que documenta o esgotamento do modelo burocrático e é considerado como o primeiro momento da administração gerencial no Brasil.
A administração pública gerencial é aquela onde suponhamos que o Estado funcione como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais características a eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados. Sabemos também, que a administração pública gerencial surgiu em decorrência dos avanços tecnológicos e da necessidade do Estado em competir a níveis de igualdade econômica e social com outros. A primeira tentativa de reforma da burocracia aconteceu em 1967, com o decreto-lei 200 que documenta o esgotamento do modelo burocrático e é considerado como o primeiro momento da administração gerencial no Brasil.
O Estado caracterizado por
uma administração gerencial é aquele que possui como finalidade principal
atender dois tipos de exigências: a revisão das formas de atuação do Estado e o
atendimento as exigências da democracia contemporânea.
A administração pública gerencial é muito focada em descentralizações políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. A administração gerencial procura adequar as organizações públicas ao seu objetivo primário, que é a excelência nos resultados. Esse novo modelo também busca manter uma boa identificação com seus usuários e incrementa sua concorrência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada.
A administração pública gerencial é muito focada em descentralizações políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão. A administração gerencial procura adequar as organizações públicas ao seu objetivo primário, que é a excelência nos resultados. Esse novo modelo também busca manter uma boa identificação com seus usuários e incrementa sua concorrência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada.
A reforma do aparelho do
Estado visava a melhoria nas condições para que fosse reconstruída a
administração pública, tendo em vista os moldes da modernidade e racionalidade
que norteiam o nosso cenário atual. Em primeiro lugar, ocorreu a substituição
da administração burocrática, após sua conclusão, surgiu o desejo de modernizar
o Estado, visando aumentar sua competitividade ante a globalização econômica.
Por fim, ocorre a implementação completa da administração pública gerencial,
que voltava-se ao controle dos resultados e excelência no atendimento ao
cidadão.
Entendemos que apesar do
sistema burocrático possuir sua importância dentro da administração pública, a
flexibilização de alguns dos seus princípios foi e continua sendo de
fundamental importância para o desenvolvimento do novo modelo de administração
pública que vivemos. Conseguimos perceber que através das reformulações do
paradigma gerencial, o Estado encontra-se num novo nível competitivo social e
econômico, o que permite maior eficácia nos processos administrativos do
governo em relação à população.
O decreto Lei 200 promoveu
uma radical descentralização da administração
pública brasileira. Foi através desse decreto que ocorreu a
transferência das atividades de produção de bens e serviço para as autarquias,
fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como a
instituição da racionalidade administrativa, planejamento, orçamento,
descentralização e controle de resultados como princípios. Tal decreto se
norteou-se pelo fortalecimento da ação central de planejamento, coordenação e
controle, como também, pelo fortalecimento e expansão do sistema de mérito e
diretrizes em relação ao plano de classificação de cargos.
Fontes:
"Cadernos do MARE da
Reforma do Estado" - Vol.12. - Programa de Reestruturação e Qualidade dos
Ministérios. Brasília, MARE, 1998. P.9.
BRASIL, Presidente, 1995 –
(Fernando Henrique Cardoso). PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO.
Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do /Estado, Ministério da
Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. Pp. 10-59.
Cadernos do MARE da Reforma
do Estado - Vol. 11- A Nova Política de Recursos Humanos. Brasília, MARE, 1997.
P.8.
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