sábado, 22 de novembro de 2014

Resumo sobre a vida de Foucault

Foucault, seus livros tem um enorme sucesso imediato. Ao mesmo tempo, a popularidade do estruturalismo está em seu auge, e Foucault rapidamente é agrupado com estudiosos e filósofos como Jacques Derrida, Claude Lévi-Strauss e Roland Barthes. Então visto como a nova onda de pensadores contrários ao existencialismo. Inúmeras discussões e entrevistas envolvendo Foucault são colocadas em oposição ao humanismo e ao existencialismo, pelo estudo dos sistemas e estruturas. Em Túnis, Foucault se envolve profundamente com a revolta dos estudantes na Tunísia. Michel ocupa o cargo de Professor de História dos Sistemas de Pensamento no Collége de France, no qual ele toma posse com uma aula que se torna famosa sob o título de “Ordem do Discurso”. A eleição que nomeou Foucault à cadeira de Jean Hyppolite não foi tranqüila, de novo as instituições acadêmicas mostravam a sua reserva em relação à “fama do candidato”. A filosofia de Foucault influenciou movimentos de protesto na França e no mundo desde 1970, como o movimento antipsiquiatria e movimentos feministas. Seus estudos sobre o saber, o poder e o sujeito inovaram o campo reflexivo sobre estas questões. Tudo que se concebia sobre estes temas em termos modernos é transgredido pelo pensamento foucaultiano, o que levam muitos a considerarem o filósofo um pós-moderno. Poder é amplamente discutido pelo filósofo, mas não no seu sentido tradicional, inserido na esfera estatal ou institucional , segundo ele, este conceito está entranhado em todas as instâncias da vida e em cada pessoa, ninguém está a salvo dele. Assim, Michel considera o poder como algo não só repressor, mas também criador de verdades e de saberes, e onipresente no sujeito, ele estuda o que de mais íntimo existe em cada cultura ou estrutura. A idéia de crise do Direito presente em grande parte da literatura jurídica contemporânea está alicerçada numa questão filosófica relacionada à crise dos conceitos clássicos de Racionalidade e Representação. As análises foucaultianas da crise da racionalidade jurídica explicam as novas formas de racionalidade jurídica, baseadas nos conceitos de Norma e Normalidade, no interior do assim chamado Direito Social. Para tanto, são analisados os conceitos básicos envolvidos na arqueologia do saber jurídico e genealogia do poder jurídico na sociedade, dando-se particular atenção ao papel do conceito de soberania. O que se pretendeu aqui foi uma breve interpretação dos postulados de Folcault, à luz do estudo particularizado da Psiquiatria, em relação à ordem jurídica, com uma breve análise das posições conflitantes dos estudiosos no assunto, e de que maneira Foucault pesquisou, organizou e construiu suas teorias.

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