SEM
GARRAFAS PET, O PLANETA RESPIRA MELHOR
No texto
A armadilha do pet, ao constatar que
os brasileiros reutilizam garrafas pet como se as reciclassem, Norbert
Suchanek, rechaça, então, a reutilização do pet e defende o vidro como material
adequado para embalagens.
A partir
de um exemplo rotineiro, o autor critica as pessoas que se consideram
ecologicamente corretas ao reutilizarem garrafas pet em distintas situações ou
na produção de outros objetos. O mercado da reutilização, inclusive, por vender
a ideia de proteção ao planeta, cobra preços caríssimos e beneficiam,
geralmente, a pessoas que apenas visam lucro.
Norbert
afirma que foi a própria indústria de plástico, aliada à mídia, a maior
responsável por divulgar a moda da reutilização de tais garrafas como se fosse
reciclagem, positiva para o meio ambiente. Muitas pessoas foram enganadas com o
discurso publicitário que, em nome da preservação ambiental, incentivou a
produção de novas garrafas. Suchanek esclarece que não ocorre reciclagem com
essa embalagem, pois ela não se transforma em nova garrafa. Acontece somente a
reutilização do plástico em outros produtos, como camisetas, por exemplo.
Assim,
por mais esforços que façam, os cidadãos não conseguem reduzir a utilização de
petróleo, que é recurso não renovável, e substâncias extremamente prejudiciais
à saúde do ser humano na fabricação de novas garrafas. E isso é mais
preocupante do que se imagina, de acordo com o autor.
Norbert
insiste que as pessoas as quais utilizam garrafas pet, seja como consumidor,
seja como defensor do meio ambiente, são responsáveis pelo aumento desses
recipientes no planeta. Ao concluir, ele opta pelo vidro, uma vez que esse
material pode ser reciclado e, assim, contribui na redução dos impactos
ambientais.
As
garrafas pet constituem um grave problema em termos do aumento de lixo no
Brasil. Cabe, portanto, o governo brasileiro, por meio de distintos
ministérios, como por exemplo, do meio ambiente, exigir que as indústrias
tratem os recipientes dos produtos que vendem, como a pet, com atenção e
responsabilidade ambiental. E também o consumidor deve fazer sua parte ao
diminuir o consumo de refrigerante a fim de proteger o planeta que é lugar de
todos.
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